domingo, 1 de janeiro de 2012

L08 Os que menos acreditam

Missa diária sem paciência...
A discordância entre padres católicos e monges cristãos ortodoxos que cuidam da Igreja da Natividade em Belém terminou em pancadaria generalizada, já que eles habitualmente estabelecem limites onde cada facção religiosa pode ou não fazer o que dizem que pode ou não ser feito. Como tudo isso varia de acordo com os preceitos de cada ditame religioso, os padres empurraram a crença do "amai-vos uns aos outros" para o lado e partiram para a troca de tapas, pontapés e murros cristãos entre si.
-
A polícia palestina foi chamada e logo conseguiu acalmar os ânimos dos religiosos, que ficaram de lado com as faces vermelhas enquanto inchaços de tapas cristãos e murros mais cristãos ainda cresciam na cara de todos seus pretensos crentes que mostram mais uma vez que enfim, os ensinamentos do seu amado mestre Jesus Cristo lhes interessam apenas para receberem o salário do fim do mês.
É interessante notar nessas explosões ocasionais de violência entre cristãos, como os ensinamentos de Jesus Cristo aparecem assim como são, tão impraticáveis quando escrever sobre a água, afinal seus mais devotados seguidores deveriam dar o exemplo. Um bando de padres e monges já pela meia idade e já pensando em como vão usufruir da aposentadoria que suas igrejas estão quase lhes garantindo, depois de uma vida inteira de missas e rezas não tem mais paciência para aguentar seus desafetos, que na verdade seguem o mesmo Jesus Cristo que eles, mas dizem que se deve rezar e acreditar de outra forma, suprema ofensa que cada um dos padres em cada um dos lados acredita ter o direito divino de jogar sobre os outros fiéis de outras facções religiosas.
Os preceitos de Jesus Cristo apenas nominalmente são seguidos hoje em dia e de fato eram tão impraticáveis que nem seus seguidores os seguiram. O mesmo Pedro que abandonou a família para seguir Jesus, que não protestou nem um pouco por isso, com uma espada cortou a orelha de um dos guardas que foi prender seu mestre, em total violação dos mandamentos que ele pregou de que os cristãos deveriam amar seus agressores. Logo depois, Pedro que deveria ter sido fiel a seu mestre, para salvar a própria pele mentiu não uma, mas três vezes ao dizer para os soldados romanos que nem sequer sabia quem era esse tal de Jesus Cristo, já que estava arriscado a ir parar na mesma cruz que seu mestre, caso se declarasse seguidor de Jesus.
-
Dá para entender assim que padres já cansados de uma vida toda rezando missas, dando hóstias, aguentando o batismo de crianças berrando e esperneando, ouvindo milhares de horas de confissão de velhinhas beatas e com mau hálito, não tem mais a mínima paciência para aturar estranhos em seu templo, coisa que o outro lado, igualmente cansado dos mesmo problemas, também não tem.
-
Assim, enquanto sonham com o dia em que a igreja que lhes pagou o salário mensal para aturarem tudo isso, lhes dê enfim a notícia de que sua aposentadoria está garantida, para que possam cair fora de tudo isso e irem, afinal, curtir as maravilhas da praia mais próxima, fazem de conta que acreditam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário