sexta-feira, 13 de julho de 2012

L13 O milagre gripado

E assim a procissão vai andando...
Por esses dias eu estava vendo uma missa do lado de fora da igreja e foi interessante no momento em que o padre ou diácono, nem sei qual dos dois era, invocava o dom das línguas e começava no maior fervor a falar o linguajar incompreensível que os fiéis católicos e evangélicos dizem ser a língua do Espírito Santo. Enquanto isso os fiéis também começavam a dar gritos e pulos com os braços levantados. Passado o momento mais frenético de tudo, o pregador ainda com a voz alterada, começou a falar em curas, milagres, libertações e tudo mais.
Fui acompanhando a pregação e o pregador não deixou de citar pessoas que ficaram curadas da AIDS, paralíticos que voltaram a andar e coisas do tipo, que é claro, são verdadeiros milagres concedidos a pessoas das quais nunca sabemos o nome e que nunca aparecem para dizer que ficaram curadas. Também nunca moram na cidade de ninguém que as conheça. Mas a crença dos fiéis é inabalável. Na verdade, se formos olhar bem de perto, essa crença não é tão inabalável quanto querem fazer crer. 
-
Um pequena notícia no jornal Folha de São Paulo neste dia 13 de julho de 2012, justo uma sexta-feira confirma que os fiéis acreditam sim na proteção divina, no ditado que diz para não se preocuparem com nada que "Deus proverá",  que Deus os protegerá de qualquer perigo e coisas do tipo, mas  por via das dúvidas é bom tomar o remédio, consultar o médico e colocar o cinto de segurança e coisinhas assim. Lógico que aí os fiéis não querem reconhecer, mas nessas horas a crença já está mais para conto do vigário do que qualquer outra coisa.
-
Vejamos alguns pequenos detalhes que deixam a fé meio de lado na hora do vamos ver.   
Deus protege os fiéis dizem os padres, que afirmam que sobre qualquer dúvida eles podem contar com a proteção divina. Mas justo na igreja, na chamada casa de Deus, parece que esse ditado não é levado muito a sério. Ou como diz a manchete do jornal, exatamente por medo da gripe A, missas foram suspensas no Rio Grande do Sul. Mas e a proteção divina? O padre não é um dos representantes de Deus na Terra? Nessas horas os fiéis se entreolham sem saber o que fazer. A missa onde os fiéis se abraçam, se beijam e tudo mais está suspensa porque é exatamente o abraço e o beijo de um cristão que podem fazer algum outro ir para o cemitério.
-
Quanto ao padre com sua milagrosa imposição das mãos, é exatamente com isso que ele pode enfiar um fiel no hospital quando não no caixão.

A mais desconcertante constatação de que nem mesmo o mais alto sacerdote católico acredita nisso vem do próprio Papa, que diz a seus fiéis no mundo todo que Deus os protegerá, que todos estão sob a proteção divina, que a proteção divina nunca falha e por aí vai.
-
Mas o próprio Papa prefere andar num carro com vidros blindados, à prova de atentados. De todos os grandes dignitários religiosos do mundo, o maior sacerdote dos católicos e que alguns acreditam até que seja capaz de milagres, é o único não dispensa o carro blindado e anda sempre dentro dele. É assim o primeiro a mostrar que não acredita no que prega.
-
Alguns fiéis ainda dizem que isso é para proteção do Papa, para prevenir, afinal nos dias de hoje, com esses atentados e terroristas a solta, nunca se sabe. Mas ora essa, se o Papa é o representante de Cristo na Terra, o filho mais querido de Deus por essas bandas, não deveria ele então abandonar tudo nas mãos de Deus e andar de braços abertos no meio do seu povo, acontecesse o que acontecesse, que seria de qualquer forma a vontade de Deus?
-
Mas o Papa não pensa assim e prefere a segurança do seu papamóvel, que o deixa a salvo de qualquer eventual martírio que poderia sofrer nas mãos de algum desatinado, mas que seria a vontade divina. Mesmo assim o Papa prefere que histórias de martírio fiquem só na biografia de Jesus, de Pedro, de Paulo e outros que tiveram uma morte trágica na senda do cristianismo.   
O Papa acredita que Deus tudo proverá e que Deus a todos protege, mas prefere não arriscar.
-
Não é de admirar que os bancos das igrejas católicas estejam se esvaziando e não é por medo da gripe A.
-
-
Índice geral de textos

sexta-feira, 6 de julho de 2012

D37 Mais infiltrados

É a única explicação...
-

Continua a ação dos infiltrados nas emissoras de televisão, provocando estragos na audiência  e críticas tão negativas que a criação e produção de certos programas só podem obra de agentes infiltrados por alguma emissora concorrente.
-
Já tem mais de uma semana que vai ao ar o programa de Fátima Bernardes na rede Globo, que ao que tudo indica deve ter sido criado como uma espécie de prêmio de consolação pelo fato de a jornalista ter deixado a bancada do Jornal Nacional. Parecendo mais uma reunião de amigas para um chá beneficente, o programa tem despertado antipatia e apatia a tal ponto que os internautas em comentários o chamaram de Encontro com Chátima Bernardes.   
Nesta semana estreou o programa Na Moral, também na rede Globo, apresentado por Pedro Bial. Parece igualmente outro programa criado como prêmio de consolação, já que o apresentador do Big Brother só aparece a cada edição do chamado reality show.
-
É um programa de perguntas e respostas ou melhor tentativa de respostas, já que o apresentador fala mais do que locutor de futebol e não deixa o entrevistado responder a pergunta. Também caiu no desagrado dos telespectadores logo na primeira edição.  
Enquanto isso o SBT está em festa. Com a estréia da novela Carrossel, remake da novela mexicana exibida em 1990, o SBT festeja a vice-liderança folgada. Gastando muito pouco dinheiro com seus seriados e desenhos baratos como Chaves, Chapolin e outros do tipo, o SBT vê seus concorrentes amargando baixa audiência em seus programas e o que é pior, gastando muito dinheiro para resultados tão desanimadores. 
-
Enquanto isso, a rede Record, depois dos erros cometidos em jornalismo, teledramaturgia e programação em geral e já disputando a penúltima colocação com a TV Cultura, já que a Rede TV não conta, tratou de empurrar sua finada novela Máscaras para o horário da meia-noite, para que o vexame da audiência quase zero seja menor. Como ela é controlada por bispos fiéis ao bispo chefe Edir Macedo, que não admite contestações, a tragicomédia de erros na absurda troca de horários e na inserção de seriados no horário de outros programas anunciados, continua sem alterações.
Continua válida a idéia de diretores de programação infiltrados, tal qual no filme Os Infiltrados, em que um chefe do crime tinha um policial infiltrado em sua quadrilha, ao mesmo tempo em que tinha conseguido infiltrar um dentro da polícia.
-
Fica simplesmente impossível de entender como diretores de programação em emissoras que movimentam milhões de reais em faturamento cometam tais erros sem apelar para a idéia de um misterioso chefe de algum canal de televisão, que escondido nas sombras esteja conseguindo tudo isso com seus agentes infiltrado para derrubar a audiência dos concorrentes.
-
Pelo jeito, ele conseguiu, tal qual no filme. Ou então estamos assistindo o fim dos canais abertos.   
-
-
Índice geral de textos