segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

R02 Uma pequena planta

Uma pequena planta...
Há muito tempo atrás, num lugar onde trabalhei, bem perto de uns grandes eucaliptos, uma pequena planta começou a crescer. Nem dava para acreditar naquilo.

Talvez caída da grande árvore, ela, de dentro de um cano começou a brotar. Todo dia eu passava por alí mas percebia que além de crescer com pouca água, ela poderia ser pisada e morreria. Decidi tirá-la dali.


Com muito cuidado consegui tirar todas as raízes e passá-la para um vidro com terra de jardim. Depois disso passei a regá-la sempre e vi como ela crescia. Coloquei-a protegida num canto do prédio e imaginei como ela seria quando estivesse do tamanho das árvores. Eu ia plantá-la em meu quintal. Ainda não tinha uma casa, mas tive esse sonho.

Algum tempo depois tive que me mudar. Ficaria fora alguns dias, mas pedi a um zelador que a regasse. Quando pude voltar encontrei a planta seca. Senti uma tristeza enorme pelo que ela poderia ter se tornado e agora a via alí, apenas um galhinho seco. Soube depois que o zelador havia sido dispensado da sua firma e havia ido atrás de emprego.
Assim são nossos sonhos, que muitas vezes deixamos na mão de alguém, que promete regar tudo, mas por algum motivo, deixa que ele morra.

Hoje, arrumando meu quintal me lembrei disso e ao mesmo tempo em que planejo fazer um jardim bem cuidado, me veio de novo na lembrança, a imagem da pequenina, que era como eu chamava aquela plantinha.


Plantar, regar e cuidar de nossos sonhos, acho que foi para ensinar isso que aquela pequena plantinha cresceu por um curto espaço de tempo, mas o suficiente para que eu me lembre o quanto um sonho pode ser verde cor da vida.

Mesmo que não tenhamos nada agora, mesmo que estejamos meio abatidos, ter um sonho de cor verde vida.
E não esquecer o quanto ele tem que ser cuidado por nós mesmos.

Um comentário:

  1. Que lindo sentimento o seu!Demonstra ser cuidado e apegado ás coisas bonitas que a natureza oferece.Tens razão ao dizer que um sonho e uma planta precisam de cuidados, pois se assim não o fizermos, ele morre buscando horizontes perdidos...tal qual o sol no poente...

    ResponderExcluir