domingo, 8 de agosto de 2010

E01 A voz do oráculo

Concessão de filões...
.
Nos acontecimentos noticiados nas colunas sociais dos dias de hoje, repete-se de forma não muito surpreendente a notícia de que mais um casal de celebridades decidiu pela separação. A separação de um casal que percebe que sua convivência se tornou impossível é coisa das mais civilizadas e denota a maturidade dos dois frente a um fato da vida. O amor também se esgota, tal qual uma mina de ouro. Tornou-se porém corriqueiro que muitas mulheres em tais casamentos acreditem que a mina de ouro é vitalícia e pior ainda, dispõem de leis absurdas feitas sob medida para facilitar o enriquecimento ilícito.
.
Nem todas são assim porém. Algumas mulheres, casando-se novas e passando uma vida inteira devotadas ao trabalho diário de manter um lar e uma família e impedidas de trabalhar ou estudar por isso, merecem sem dúvida, no fim de uma relação, uma pensão por parte de seu ex-marido por esse trabalho a que devotaram sua vida e possibilidades de trabalho, estudo e alguma profissão onde pudessem prover seu próprio sustento. E com esse trabalho ajudaram seu ex-marido a alcançar uma posição segura na vida. Novamente nem todas as mulheres são assim.
.
Não tem sido uma visão correta de muitas mulheres, que veem no casamento uma espécie de concessão de um filão de ouro, a ser exlorado eternamente às custas de quem um dia foi seu marido. Algumas ex-esposas de celebridades que nem mesmo conheceram direito as chaves da casa que um dia chamaram de "lar" abocanham na Justiça gordas pensões. Ocorre aí uma deformação jurídica: casamentos que não duram nem meses, rendem às suas ex-proprietárias, digamos assim, pensões vitalícias, tudo em nome de uma visão ultrapassada do modelo familiar, onde o homem é visto como eterno e único provedor das necessidades de uma união extinta, enquanto que os direitos referentes a ela só existem de um lado e para sempre. O que acontece com as celebridades é apenas a face visível e comentada do que acontece nesse modelo de união em todos os níveis sociais.
.
Texto originalmente publicado em 21.09.06 em http://vellker.blog.terra.com.br

Diamantes são para sempre...outras coisas também...

O viajante ia fazendo sua peregrinação até que num dia de sol chegou ao templo do oráculo. Apesar de não haver ninguém no templo, rezava a lenda que tudo o que fosse perguntado com sentimento seria respondido.

O viajante sentou-se, deixou sua mente viajar nas brumas do espírito e perguntou:
- Mestre, existe neste mundo alguma coisa que dure mais do que o granito? Um espírito com a aparência de um velho sábio surgiu no altar e com a voz calma e ao mesmo tempo imponente respondeu:
- Sim...É o diamante.

O viajante pensou mais um pouco e perguntou novamente:
- E existe algo que dure mais do que o diamante? E o oráculo novamente respondeu:
- Sim...É o amor entre um homem e uma mulher.

E em sua busca pela sabedoria, mais uma vez o viajante perguntou:
- E diga-me Mestre...Porventura existe algo neste mundo que dure mais do que o amor entre um homem e uma mulher?

O espírito com a voz calma, como a dos grandes iluminados respondeu:
- Sim...Existe...

Admirado, o peregrino perguntou novamente:
- E o que existe neste mundo Mestre, que dure mais do que o amor entre um homem e uma mulher?

E a voz do espírito veio rouca, revelando o segredo:
- É a pensão alimentícia... Links a verificar:
Stephany Brito consegue pensão de 140 mil reais

Sátira do site Kibeloco
Pensão de Stephany Brito é revogada

Nenhum comentário:

Postar um comentário