quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

C02 Valente

Filme recomendado...
-
Muitas vezes nos vemos senão obrigados, pelo menos próximos da linha limite entre aguardar uma justiça que nunca chega ou então partir para o revide puro e simples contra um agressor que nos fez um grande mal e nisso acabar terminando com a vida dele. Em certos casos é correto. É o que é mostrado por Jodie Foster no papel da pacata radialista Erica Bain no filme "Valente" (Brave One, 2007).
-
Interpretando uma cidadã comum que sofre uma grande violência, esse filme nos traz uma nova contemplação desse tema. Ela não só parte para o revide dessa violência por ela sofrida como também decide acertar as contas com muitos dos bandidos hoje tão comuns nas grandes cidades e que se aproveitam em grande parte de uma sociedade com leis lenientes no combate ao crime.
De forma surpreendente apesar de suas investigações quase sempre cruzarem com a radialista, o detetive Sam Mercer interpretado por Terrence Howard, deixa entrever em uma de suas entrevistas para ela que o que mais lhe doia em certos casos que tinha que investigar era justamente o fato de os criminosos quase sempre contarem exatamente com a lei para conseguirem caminhar entre o crime e a vida comum.
"Valente" é a refilmagem muito bem feita e com novas cores de um clássico de 1974 com Charles Bronson no papel de Paul Kersey, também um pacato cidadão nova-iorquino que perde a mulher violentada e morta em um assalto. Ainda vivenciando as dores do acontecido, ganha um revólver de presente de um amigo e ao reagir a um assalto descobre a letalidade que pode existir numa pessoa assim e acerta as contas com muitos bandidos.
Em comum com o filme atual existe a admiração dos cidadãos que veem que um vigilante está agindo na sua cidade e também no caso do primeiro filme, o sentimento de compreensão mostrado pelo policial que investiga o que acontece, no fundo senão admirando, ao menos entendendo os atos do justiceiro.
Um filme que é uma grata surpresa pelo tema que explora e que deve ser assistido por todos que se interessam pelo que vivemos hoje em dia, numa sociedade de metrópoles caóticas e onde a justiça ou polícia pouca ou quase nenhuma proteção oferecem aos cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário