sexta-feira, 15 de julho de 2011

R40 Trem fantasma

Uma cena e tanto...
-
Na semana passada arrumei alguns livros na minha estante e entre eles havia um velho livro de ditados e frases de escritores e filósofos. Folheei algumas páginas e entre alguns ditados divertidos e mordazes e outros nem tanto, se destacava o da escritora francesa Virgine de Rieux, que diz assim:
-
"O casamento é uma loteria onde os homens jogam sua liberdade e as mulheres a sua felicidade"
-
Relembrei de certas coisas da vida, já bem para trás, fechei o livro e o recoloquei em seu lugar, com um grande sossego garantindo o acerto das palavras da escritora.
Ontem saí de noite para levar o cachorro para passear. Em horas mais altas da noite o passeio é tranquilo. Até que ao chegar perto de um cruzamento onde sempre passo indo para a estrada, dei de cara com um casal brigando, ou melhor, a mulher saiu do carro batendo a porta e veio caminhando para perto de mim e do cachorro que deu um rosnado. O marido veio logo atrás com uma bela batida de porta e fiquei alí, esperando os carros passarem para atravessar a rua. Enquanto isso, pude ouvir a discussão aos berros. Frases da mulher como "sua mãe não se enxerga" e do marido como "seu pai não sabe ficar de boca fechada" me fizeram adiantar o passo e lá fui eu deixando os dois pombinhos a arrulharem seu amor, já um tanto avariado pelas coisas da vida. Ou do casamento.
Quando voltei algum tempo depois, ainda estavam lá perto do carro, mas pelo visto falando mais baixo. Seja como for, dei a volta bem longe.
-
Relembrando das coisas que já vivi e vi por aí, não pude deixar de pensar nas palavras da escritora e fazer uma comparação. Casamento é como entrar no trem fantasma dos parques de diversão.
-
Só que nos parques de diversão, você entra no trem fantasma, toma alguns sustos divertidos, dá risadas, aí abrem a porta, você sai e vai comer pipoca enquanto escolhe outro brinquedo.
-
Já no casamento, você entra no trem fantasma, toma sustos horríveis, não dá nenhuma risada e o que é pior, não aparece ninguém para abrir a porta de saída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário